11 de fevereiro de 2013

CARNAVAL - Unidos de Vila Maria & Inocente de Belford Roxo escolhem como tema a Coreia





A Unidos de Vila Maria defendeu o enredo “Made in Korea: 50 anos da imigração coreana no Brasil” no carnaval de São Paulo. 

Foram ao todo 4,5 mil componentes divididos em 25 alas e cinco alegorias. A comissão de frente da Vila Maria foi coreografada por Sérgio Cardoso e representou o renascimento do povo coreano.
A apresentação teve assinatura do carnavalesco Chico Spinosa. Na primeira etapa, a escola contou a história da Coréia, marcada por guerras e pela tradição e cultura do país. O desfile teve um "dragão voador" com movimento, iluminação e fumaça.

No segundo setor, foi retratado o poder dos Tigres Asiáticos. O carro mostrou o poder de desenvolvimento dos países orientais. A rapidez e competência  para criar e aperfeiçoar tecnologias foram ressaltadas nos detalhes.

As crenças religiosas e manifestações artísticas do país apareceram no terceiro setor. A Vila Maria também falou de folclore, mitologia e da gastronomia coreana, na quarta parte do desfile.
O desfecho da apresentação deu destaque para as artes marciais, moda, futebol e a amizade entre Brasil e Coréia.

“A inspiração para o tema surgiu porque pensamos em falar de moda e tecnologia. Decidimos contar a história da imigração dos coreanos, um povo que tem tudo a ver com essas duas coisas e completa 50 anos no Brasil”, disse Valter Belo, vice-presidente da Vila Maria.




Para sua estreia no Grupo Especial, a Inocentes de Belford Roxo levou para a Sapucaí um pouco da história da Coreia do Sul. Com o enredo "As sete confluências do Rio Han".

Elas mostraram a arquitetura típica do país, o trabalho nas lavouras, os grandes comerciantes coreanos de São Paulo, as batalhas e as criações de símbolos da identidade da Coreia do Sul. Alas sobre comércio de frutas e cerâmicas coreanas também passaram pela Sapacuaí.

A comissão de frente se apresentou com coreografia de Patrick Carvalho. O coreógrafo foi finalista no quadro Dança dos Famosos, no Domingão do Faustão. Ela trouxe como tema o calendário lunar: o horóscopo dos coreanos com doze animais do zodíaco oriental.

Um dos símbolos coreanos, a Rosa de Saron, foi representado pelo casal mestre-sala e porta-bandeira Rogério Dornelles e Lucinha Nobre. Eles mostraram juntos a beleza da flor, também chamada de hibisco, que para os coreanos simboliza a imortalidade.

Cerca de 300 imigrantes e descendentes coreanos foram convidados a participar do desfile da Inocentes. No terceiro carro, muitos deles foram destacados por meio de fotos de famílias na lateral da alegoria.
Conhecida carinhosamente como Caçulinha da Baixada, a agremiação desfilou com um abre-alas com dragões, que para os coreanos são seres das águas. Eles simbolizam a rica cultura do povo coreano.
Há nove anos, Danielle Moura sai como primeiro destaque no abre-alas da agremiação. "É uma emoção inexplicável. Estou há dois dias sem dormir. É muita ansiedade. Queremos nos manter neste grupo de elite", disse a musa, fantasiada como Deusa do Vento. A atriz Cláudia Ohana também foi um dos destaques da Inocentes de Belford Roxo.

As baianas simbolizaram as mulheres mergulhadoras de grandes profundidades. Sem equipamentos, elas colhem peixes exóticos, polvos e curstáceos na Ilha de Jeju, a menor província sul-coreana.
A escola buscou projetar o que há de mais moderno, sem esquecer as tradições milenares da cultura oriental. Segundo o carnavalesco, a aposta foi em fantasias e carros mais volumosos. A segunda e a quinta alegorias da Inocentes trouxeram leques e sombrinhas.

A pomba, símbolo da Inocentes, não apareceu na avenida. No lugar da pomba destacaram-se o tigre e o dragão, dois símbolos da cultura asiática. A religião e as datas marcadas pelo calendário lunar tiveram presenças garantidas no desfile.

“Vamos torcer para que as energias boas trazidas pelo Rio Han deságuem levemente no desfile da Inocentes, trazendo o campeonato de 2013”, disse Gonçalves sobre a escolha da Coreia como tema.


Leia Mais



Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.