5 de novembro de 2011

[Opinião] Anti Fãs e seu poder na indústria da música

Temos visto em muitos doramas como é impactante a presença de grupos anti fãs na vida de nossos ídolos asiáticos. Esses grupos podem perturbar a vida sua visdas como destruir sua carreira.

O texto abaixo é matéria de hoje do site soompi, e fala sobre um pouco do que vimos em dramas como Greatest Love, Oh My Lady, Dream High etc. Lembrando que recentemente tivemos o caso com o ator Jang Geun Suk e anteriormente artistas como CNBlue, 2PM, Big Bang entre muitos outros, tambem sofreram por grupos anti fãs. Confira a matéria:

****
Soompi
Escrito por JangMinHo

Lembro-me que uma das coisas que chamou a minha curiosidade ao cair nos braços do K-Pop foi os ídolos e seus anti-fãs. Comecei a ler a história após a história e quando eu li sobre DBSK 's Yunho e o incidente do suco com cola com ele, eu me perguntei: "Por que essas pessoas têm tanto poder sobre os artistas que odeiam?" É algo que até hoje eu não entendo claramente.

Inicialmente, essas pessoas perdem tempo odiando grupos K-Pop, mesmo sem ter um argumento razoável para isso. Em segundo lugar, planos elaborados, websites, imagens e até reúnem em grupos para manipular, secretamente, e atacar a pessoa que eles odeiam quando sua raiva contra o artista cresce ainda mais. Tenho visto muitos sites e até mesmo grupos no Facebook ou Twitter, recordando "Anti SNSD", " Anti 2NE1 ", "Anti Kim Hyun Joong" e mesmo "Anti DBSK".

Por que isso acontece? Por que tanta raiva em direção a um grupo ou pessoa? Só porque não gostam de um artista, isso não significa que você tem que odiá-lo e tornar-se parte de algum tipo de seita do mal para incomodar ou até mesmo destruí-lo. Às vezes, os fãs se transformam em monstros do mal.

Estes grupos de anti fãs podem ser divididos em três categorias:

A primeira categoria é o "anti regular." Estes anti fãs apenas fazem comentários ou dizer que eles não gostam de certos grupos e isso é tudo. Sua intenção é realmente ferir fãs do grupo e não para ferir o artista em si.

A segunda categoria é o "assediador ou sasaeng anti-fã". Aqui, alguns fãs de um grupo são, na verdade sasaengs* sem sequer odiar o grupo, mas por que eles são considerados antis? Porque eles grudam no seu artista e cruzam os limites da privacidade de uma pessoa.
* fãs Sasaeng refere-se a fãs obstinados que passam a vida perseguindo sua celebridade favorita para cada minuto de cada dia para saber mais sobre a vida dessa celebridades e cada movimento seu (www.tumblr.com/tagged/sasaeng)

Houve casos em que essas fãs seguiram um artista a cada dia. Eles gastam muito tempo seguindo-os, obtendo informações de sua programação, e também já houve casos em que entram ilegalmente em seus dormitórios, como aconteceu com JYJ, ou escrevendo em suas paredes do dormitório, como aconteceu com Yoseob do BEAST e ele mesmo teve que limpar as paredes do seu dormitório, ou o caso do Super Junior 's Yesung que pegou um fãs escrevendo na parede do seu dormitório e teve que lhe dizer para parar.


[BEAST Yoseob limpeza do dormitório de parede]


Além disso, essa categoria de fã obsessivo tendem a verificar as lixeiras de seu ídolo. Alguns deles são tão extremos que pegam o número de telefone de seu ídolo e chamá-os várias vezes ao dia. Neste último caso aconteceu com Yunho do DBSK e foi tão estressante que ele teve que mudar seu número. Quando o fez, o fã obteve seu novo número em apenas cinco minutos e argumentou: "Por que você mudou o seu número, isso naõ é bom para você?" E desligou.

Alguns deles postam fotos muito nojentas e declaram seu amor obsessivo em relação aos seus ídolos, mesmo sem perceber que ele realmente é um tipo muito doente na maneira de declarar seu amor. Uma dessas meninas loucas realmente escreveu uma carta de amor com o sangue da menstruação, e para provar que era real, ela até mandou sua calcinha. Isso aconteceu com 2PM Taecyeon. Outros ídolos que receberam letras de sangue são, MBLAQ 's Lee Joon , FT Island 's Lee Hong Ki e Big Bang 's Taeyang e G-Dragon.


[Carta de amor Taecyeon nojento]





[O carta de amor para LeeJoon: "Lee Chang sun (nomeverdadeiro Lee Joon) não se esqueça de mim.Você é tudo para mim. Eu te amo.Lembre-se de mim. Soojin...."]



[3 vítima das letrassangrentas: Lee Hongki. "LeeHongki, você sabe que eu te amo né?"]


[Carta endereçada ao Taeyang,uh assustador?]




[A última vítima das letras,G-Dragon]

Outros fãs obsessivos seguem seu ídolo 24 / 7 e até mesmo gravam-os. Honestamente, o vídeo a seguir fez-me sentir desconfortável de assistir, o que aconteceu com SHINee 's Jonghyun. Ele estava se sentindo realmente estranho, cercado e sendo filmado quando ele claramente pediu-lhes para dar-lhe algum espaço.

Quando estes tipos de fãs quebram as barreiras impostas pelo empresário do grupo, torna-se até o ponto em que o gerente tem que reagir violentamente. Esta última aconteceu quando o gerente do CN Blue entrou em uma polêmica por ter sido acusado de violência contra uma fã. Algo semelhante também aconteceu com a gerente do SHINee, quando ele foi gravado batendo na parte de trás da cabeça de um fã. Alguns dos membros do grupo se mostraram surpresos pelo gesto violento.



[Incidente CNBlue o gerente]

[Incidente SHINee o gerente]


A terceira categoria é aperigosa. Essas pessoas são tão cheias de raiva e ódio sem sentido queeles realmente tentam contra a vida do ídolo que eles querem destruir. Houve questões muito graves de tentativa e quase matando um ídolo. Tenhocerteza de que todas as fãs lembram quando DBSK Yunho ficou envenenado com um sucomisturado com cola adesiva. Depois que ele bebeu, ele começou a vomitarsangue e teve de fazer lavagem estomacal imediatamente. Após o incidente,ele retirou todas as acusações contra a pessoa que causou isso. Mesmo KimHeeChul, que estava realmente irritado com o incidente, recebeu ameaças deantis do Yunho então ele teve que parar de twittar sobre o assunto.



Isto faz-me perguntar, por que eles estão com tanto medo dessas pessoas? Por que eles estão com tanto medo de apresentar a acusação contra seus agressores? Não deveriam ser punidos? Estes anti fãs ganharam tal poder na indústria da música que eles podem decidir ou controlar o destino de uma pessoa. Lembrem-se da questão de Jay Park, que decidiu deixar 2PM devido a suas acusações de ser anti-coreano, apesar do fato de que ele pediu desculpas por isso e voltou para Seattle? Ou o caso de Tablo e seu problema de Stanford em que as pessoas estavam exigindo a verdade dele? Não é isso demais?



Eles adquiriram tanto poder e controle sobre os artistas que odeiam que é quase normal para os ídolos ter antis. Quando é que isto vai parar? As agências não deveriam fazer algo contra essas pessoas? Sofrer danos de um anti-fã não é bom e nós certamente não queremos ver os nossos ídolos amado serem feridos e sofrendo como aconteceu com Yoon Eun Hye, quando ela levou um tiro nos olhos por um anti-fã que estava segurando um pistola de água cheia de molho de soja e vinagre.


O caso mais recente foi de Kyuhyun do Super Junior que foi ameaçada ao estar em férias na Espanha por um anti fãs masculino que tinha uma faca em suas mãos. Kyuhyun reagiu rapidamente e foi capaz de correr.


Eu sinceramente acho que esta coisa anti-fã deve parar. Não há nenhuma razão para prejudicar outra pessoa ou para torná-los impossíveis de levar uma vida normal. Eles já têm muitas coisas e horários para ter de lidar com isso.

Nota: O conteúdo deste artigo representa pontos de vista e políticas unicamente do escritor, e de forma alguma representa a postura editorial da Soompi.com ou do conselho editorial inteiro.

Fim

Fonte; Soompi

14 comentários:

  1. Eu sabia que existia algo parecido, mas não tinha noção da dimensão do problema.
    Ser artista na coréia acarretará duas coisas: fãs fiéis e um pouco doentias e antifãs nas categorias que vc classificou.
    Fiquei realmente entristecida sobre esse assunto, e sobre o Kyuhyun eu sabia que algo tinha acontecido e ainda bem que ele está bem.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eles não sãão anti-Fãs, sãão PSICOPATAS ambulantes.. Que horros essas cartas e nojneta tambem,Tadinho do KyuHyun, como pode não gostar desses , Idolos, essas pessoa sãão demoniacas. !

    ResponderExcluir
  3. Nossa pessoal, e eu que achava que no Brasil tínhamos anti-fãs e fãs malucos. Mas, sério mesmo... eu assisti Oh! My Lady e percebi como esse lançe de anit-fã é tenso. Além disso e estou vendo The Greast Love, e pqp mostra certinho o que um anti-fã pode faz na vida de um artista.

    Mas, sério mesmo... sei que eles estão fazendo o trabalho deles e tal... mas tem alguns que dão MUITA liberdade para que isso ocorra sabem? Eu entendo que eles adoram os fãs mas tem coisas que são exageradas demais. Eu nem sabia de diversos casos aí citados, mas estou de boca aberta com tanta doidera.

    ResponderExcluir
  4. Gente to chocada com essa do Yunho ser envenenado O__O
    Tem que colocar um limite nesse povo,tambem não sabia dessa da Yoon Eun Hye,jogar vinagre nos olhos da menina,é muita crueldade,não sei o que é pior os assediadores ou os psicopatas,depois que os empresarios batem e empurram todo mundo reclama.

    ResponderExcluir
  5. Essas pessoas são completamente insanas, e é isso que acaba com a imagem da Coreia pessoas sem noção alguma.
    Eu acho que o governo deles deveria fazer alguma coisa e não apenas "relevar, já que esses artistas procuraram por isso", como dizem eles.

    São coisas como essas que estragam o status e imagem de paises com tanto a oferecer como Coréia e japão.

    ResponderExcluir
  6. "Eu acho que o governo deles deveria fazer alguma coisa e não apenas "relevar"

    Não acho que o governo esteja revelando.
    Esse é um artigo de um escritor do site americano Soompi.
    Como ele mesmo disse, ficou interessado no assunto e foi coletando artigos, e fotos que sairam ou postaram dos ocorridos e fez a matéria.

    Ao que parece, os grupos de fãs ou de anti fãs podem tranformar a vida de um artista ou destrui-la.
    Como já lemos anteriomente tem artista que esteve doente, com depressão por algum motivo, e o amor de seus fãs que deu força para melhorar. E outros como Jay Park tiveram de sair de seu grupo, ou até do país pelo atormento dos antí fãs.

    ResponderExcluir
  7. Isso ocorre em tudo q é lugar,juro q se eu fosse artista eu não iria aguentar tudo isso.Doentes,malucos,viciados, principalmente agora as varias brigas ere fãs de restart e fãs de Big bang só pq eles ganharam o EMA isso é uma loucura.Sinto pena do que fazem com nossos queridos artista isso é total exagero eu fica mais chateada com isso pq eles deixam de cantar de nos alegram por causa povo idiota.Isso afeta todos!!!!

    ResponderExcluir
  8. Cara que nojento esse lance de menstrução!!!As pessoas ultrapassam os limites da lógica e do senso e sobretudo ultrapassam os limites da porquice!!
    Eca ninguém merece!!!
    O bom de não ser uma pessoa pública é isso vc precisa aturar apenas vc mesmo e não a loucura alheia como esses ídolos tem que fazer!!!
    Só posso desejar muita sorte, paciência e perseverança pra eles porque aturar isso tudo e ainda ter que sorrir frente as cameras fingindo que está tudo bem é osso!!!

    ResponderExcluir
  9. É, eu tenho muuito medo de fãs desse tipo... esse caso da Yoon Eun Hye, dela ter machucado os olhos, eu fiquei chocada quando fiquei sabendo, há um tempo atrás. Eu gosto tanto dela por causa de Coffee Prince, como pode ter pessoas que tem tanto ódio por uma pessoa que muitas vezes não merece?
    Deve ser realmente muito estressante para os Idols, independente dos países. Essa história do suco misturado com cola, e as cartas com sangue... meu, que coisa doentia D= Eu teria pesadelos se recebesse cartas com sangue D=
    E essa história do Big ter ganhado o EMA... eles certamente venceram pq mereceram, não tem outra. Ok, passou, se existem pessoas q não gostaram, q votem mais da próxima vez. O que eu realmente fico irritada é pessoa q não tem educação, q resolve falar q foi roubado, q eles são horríveis e bláblá... Aí eu defendo! Mas pelo menos tenho educação. -q xD

    ResponderExcluir
  10. Tadinho do Lee Hong Ki e Kim Hyun Joong ..

    ResponderExcluir
  11. Q horror !!! Gente tem cada louco nesse mundo...mta dó dos artistas coreanos!

    ResponderExcluir
  12. UMA LASTIMA! esse povo tem que se tocar. Tudo bem ser um fã obcecado. Mais fã tem que saber quando pode algo e não pode. Esse tipo de coisa agente ve tanto. Af' Isso ta virando uma desordem.

    ResponderExcluir
  13. Nossa! que horror, não consigo nem imaginar a vida deles, imagina cada passo seu sendo controlado por alguem ou cada passo seu sendo vigiado por anti-fãs
    concordo que seu eu tipo visse o jonghyun na rua eu iria enloquecer, mas invadir o espaço pessoal já é demais! Fiquei chocada com esses casos,(quem não ficou?) espero que esses anti-fãs acabem , pois para mim é assim se voce não gosta respeita
    e isso das cartas, envenenamento, ameaças, fãs loucas não consigo nem imaginar,


    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.